Produto é usado para emagrecer, hidratar pele e cabelo, como filtro solar e até como sabonete íntimo.
NITERÓI – Queridinho de famosos e adeptos da alimentação natural, o óleo de coco tem sido utilizado mais recentemente como fórmula milagrosa para diferentes fins: emagrecimento, hidratação de cabelo e pele e até como filtro solar. Há quem use ainda para tratamentos ginecológicos.
A bióloga Camilla Bizzo conheceu o óleo de coco pelas redes sociais de famosos adeptos do produto, mas foi no ano passado, quando sua nutricionista indicou o produto para queimar gorduras, que ela passou a utilizá-lo para emagrecer e ainda no cabelo e na pele.
— Eu usava um termogênico antes de malhar, mas percebia que acelerava muito meus batimentos cardíacos. Pedi para minha nutricionista algo mais natural, e então ela me passou o óleo de coco. Eu me adaptei bem, sinto que, quando sigo a dieta, ele funciona. Decidi testar no cabelo e na pele e também gostei dos resultados. Indiquei para minha mãe, que estava com o cabelo muito ressecado, e ela adorou — diz.
A nutricionista Nathalia Moulin explica que o óleo pode ser usado como termogênico porque a gordura presente nele é absorvida e queimada mais rapidamente do que as demais durante a prática de atividade física. Assim, ajuda no emagrecimento quando ingerido antes do treino.
— Ele também proporciona sensação de saciedade, pois diminui os níveis de glicose no sangue e, consequentemente, ajuda na perda de peso. Além disso, ele apresenta diversos benefícios como ação contra bactérias, fungos e protozoários, ação anti-inflamatória e ajuda na modulação dos hormônios. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia na forma líquida para aproveitar os seus benefícios — sugere Nathalia.
A nutricionista Karol Deliberato esclarece que o produto não aumenta o colesterol e o risco cardiovascular:
— Estudos mostraram que não há relação entre o consumo moderado de óleo de coco e o aumento de ocorrências cardiovasculares. Embora o produto tenha uma quantidade significativa de ácido graxo saturado, responsável pelo aumento do LDL (colesterol ruim), o óleo de coco é rico no ácido graxo saturado láurico, que promove aumento nos níveis de HDL (colesterol bom).
Quando o assunto é pele e cabelo, o produto também é recomendado, de acordo com a dermatologista Livia Pino. Segundo ela, o coco tem propriedades antioxidantes — que combatem os radicais livres — e repõe vitaminas e sais minerais. No entanto, ela ressalta que é preciso ter cuidado com peles oleosas e acneicas.
— O óleo 100% natural é rapidamente absorvido pela pele, deixa a região aquecida, macia e hidratada. Pode ser usado como demaquilante, mas é preciso ter cuidado com a pele oleosa e com acne para não agravar a situação. Como filtro solar, cria uma barreira física na pele que impede a passagem de alguns raios solares, mas só em reduzido tempo de exposição ao sol. No cabelo, serve como como pré-xampu e condicionador.
A ginecologista Bel Saide também indica o uso do óleo de coco para prevenção e tratamento de doenças ginecológicas, como a candidíase.
— Ele pode substituir o sabonete íntimo na vulva para prevenção e tratamento de doenças, dependendo do caso, ou para aliviar sintomas como irritação e coceira. Também é ótimo para quem tem ressecamento, pouca lubrificação e para mulheres na menopausa.
Fã do óleo de coco, a natural chef e health coach Juliana Duarte utiliza e indica o produto para várias funções: na cozinha, na pele, cabelo e para higiene bocal.
— Uso para fazer shakes e doces, quando como frutas, no lugar da manteiga, para fritar alimentos e quando quero ter mais energia. Tem um ano que deixei o condicionador e o leave in de lado e passei a só usar o óleo de coco nos cabelos. Eu faço tratamento com uma dermatologista natural e foi ela quem me indicou. Fiquei com medo no início porque tenho cabelo cacheado, mas simplesmente amei. O cabelo fica cheiroso e hidratado. Só para lavar o cabelo é que uso um shampoo biodegradável. Uso o óleo de coco também para escovar os dentes, além da escovação normal. Compro algumas misturinhas que servem como pasta de dente que tem óleo de coco, cúrcuma, bicarbonato de sódio e estévia. Também faço bochechos para higienizar a boca. Na pele, uso como protetor solar e como hidratante — diz.